terça-feira, abril 04, 2006

Vizinhos

Saí de casa...
Desci pelo elevador até à garagem...
A luz estava acesa...
Um homem de meia idade sentado num banquinho ao lado do seu carro...
Pareceu-me tão compenetrado nas suas coisas que nem reparou em mim.
"Bom dia! :D" - Disse eu com o melhor sorriso que consegui arranjar àquela hora da manhã.
"Bom dia" - Respondeu o homem voltando-se o suficiente para me olhar de soslaio e remetendo-se logo de seguida às suas "coisinhas".
Abri o portão da minha garagem, meti-me no carro e segui o meu caminho...

O Sol brilhava lá fora... não brilhando o suficiente para me distrair daquele "quase" encontro. Durante mais uma viagem de casa para o trabalho não pude deixar de pensar em como as pessoas podem estar tão perto, dormir quase do outro lado de uma parede e nem por isso se conhecerem umas às outras. É certo que a maior parte das pessoas só utiliza a sua casa para dormir, passam o dia todo fora e só regressam à noite. Mas isso não serve de desculpa, ou pelo menos não deveria servir...

Quem me conhece sabe que apesar de ter nascido em Lisboa, fui muito cedo morar para uma aldeia nos arredores de Coimbra. Agora imaginem, numa aldeia todos se conhecem, uma pessoa sai à rua e qualquer outra que encontre é conhecida, as pessoas vão à casa umas das outras, param para conversar... “tocam-se”...

Aqui na “cidade” é tudo diferente, são todos muito mais distantes, se for preciso, as pessoas passam uma vida inteira a morar lado a lado com outras e o mais que conhecem da casa dos vizinhos é o hall de entrada.

No início parecia-me tudo um bocado estranho, mas com o tempo comecei a habituar-me e a perceber que é natural, as coisas são assim mesmo... mas não pensem que vivo resignado, não, muito pelo contrário, sempre que posso tento mudar este estado das coisas. Basta pensarmos que se todos fizéssemos um bocadinho... se cedêssemos todos um pouquinho que seja... seria tudo muito mais fácil.

Pois é... aqui vos deixo um pequeno desafio. Quantos de vocês conhecem realmente os vossos vizinhos? Não conhecem pois não? Então façam um esforço... por mais pequeno que seja, vão ver que compensa...

Querem saber porque compensa? Aquele mesmo homem de meia idade e compenetrado nas suas “coisinhas” foi o único que passados uns dias ajudou aqui o Mestre quando ele se esqueceu da chave de casa lá dentro... e acreditem que foi uma grande ajuda...

5 comentários:

Anónimo disse...

lol, tivesses tu uma vizinha como a dona ana e de certeza q este teu post seria mt diferente, seria tipo "nao falem c os vizinhos, correm o risco de depois os terem a tocar a vossa porta todos os dias a noite a partir das 9 e meia para contar das intrigas do predio e espreitar p dentro de vossa casa para ver o q la têm dentro". lololol
Bjs

Anónimo disse...

Eu ca acho q devemos "estimar" muito os nossos vizinhos!!
Nunca se sabe qdo vamos precisar deles!! As vezes basta mandar um "pikeno" grito para os vizinhos nos irem acudir e tirar, por exemplo, uma sardanisca da casa de banho...ou matar uma big aranha q esta na parede da sala...! lol
"Viva os vizinhos"! :)

Anónimo disse...

Pois
O problema do contacto primário encontrado nas vizinhanças de aldeia é conduzir rapidamente à coscuvilhice, à ingerência e outros problemas mais ou menos graves.
No entanto, parece-me que a tua razão é inquestionável, basta perceber que o homem é um animal social e, como tal, necessita de conversar, exprimir idéias, debater.
Daí existirem os chamados circulos sociais, que são hoje o equivalente às vizinhanças.
Estes circulos têm, aliás, muitas vantagens, basta notar que somo nós que escolhemos o circulo, o que não acontece no caso da vizinhança.
O que me parece é que o circulo, como agrupamento social, não está suficientemente explorado.

Falar sobre isto dava uma tese de sociologia!

P.S.
E isto, o que é?
Não é um circulo de debate?

Mestre disse...

Hum...
Os "círculos"... onde é que eu já ouvi isto? :P
Pois é... é a mais pura verdade. Não podemos escolher os vizinhos, mas se virmos as coisas por esse prisma, também não podemos escolher os pais que temos e no entanto amamo-los...
O que eu quero dizer é que já que dormimos paredes meias com alguém, porque não aproveitarmos para tentarmos conhecer melhor essas pessoas?
Se calhar eu falo assim porque vivo sozinho e mais que ninguém gostaria de poder saber que posso contar com as pessoas que moram ao meu lado.

Respondendo directamente à pergunta, acima de tudo este blog é um "escape" uma forma de expressão de sentimentos de uma pessoa... talvez por não os conseguir exprimir de uma forma mais directa... não sei... o que nos leva a este tema mais uma vez... como pode alguém pertencer a um círculo social e como é que estes são criados? Certamente um (ou vários) capítulos da tal tese ;)

Náufraga disse...

Tenho sempre uma optima relação com os vizinhos do lado. Ja na antiga casa era o mesmo. E olha k sempre deu mto jeito para pedir uma cebola k esquecemos de comprar, os ovos, uma varinha magica pk a nossa avariou, enfim....

E melhor ainda é qdo vamos bater à porta do vizinho qdo o clube deles perdeu e nós queremos gozar um bom bocado....